Construa o sistema de negociação


Sistemas de negociação: compre ou construa?


Em termos gerais, a negociação cai em um dos dois campos: sistemático ou discricionário. Uma abordagem discricionária acolhe julgamento pessoal em decisões de negociação individuais. Alternativamente, uma abordagem sistemática envolve conceituar, definir, redigir e testar regras para entrar e sair de negociações e, em seguida, consistentemente negociar com essas regras daqui para frente.


Comerciantes discricionários argumentam que os dados do passado foram moldados por forças micro e macroeconômicas únicas e regras rígidas baseadas nesses dados ignoram a fluidez dos mercados. Traders sistemáticos argumentam que, com cuidado, até mesmo novos traders podem escrever regras suficientemente robustas para acomodar cenários de mercado não vistos.


Um dos argumentos mais fortes para o comércio sistemático, no entanto, tem a ver com o comerciante, não com o sistema & mdash; mais precisamente, as emoções do profissional.


& ldquo; O sinal de compra ou venda de um sistema de negociação decorre automaticamente da habilitação de um conjunto de regras que é independente da discrição e emoção variáveis ​​do negociador, & rdquo; diz Rick Thachuk, presidente da WLF Futures, Options e Forex Education Network.


Os traders, particularmente os novos operadores que não têm a experiência de movimentos e reações do mercado, geralmente têm desempenho fraco quando as emoções entram em jogo.


"Um sistema mecânico é executado sem a emoção imediata que acompanha a negociação discricionária", diz Michael Gutmann, um comerciante independente de sistemas. "Isso não quer dizer que um sistema mecânico não gere muitas emoções do profissional que o executa". perder comércios de um sistema mecânico também é difícil de engolir & mdash; mas a imediata reatividade emocional da negociação discricionária é eliminada ".


Uma vez que a emoção é controlada, dizem os especialistas, a consistência pode seguir.


"Negociar com a lógica discricionária é simplesmente outra maneira de dizer" negociar de forma inconsistente ", & nbsp; & nbsp; e isso produzirá resultados voláteis, & rdquo; diz Paul King, proprietário da PMK Trading LLC. "Negociar com um sistema implica que um sempre terá as mesmas ações sob as mesmas circunstâncias".


Adiciona Thachuk: "Um sistema de negociação também, por construção, seguirá obedientemente as regras estabelecidas para gerenciamento de risco e limitação de perdas, regras que podem ser difíceis de aderir quando negociadas por discrição, especialmente para iniciantes".


Se você concorda e deseja aproveitar a consistência e o controle emocional que os sistemas de negociação oferecem, então você tem pelo menos duas opções: Você pode desenvolver seu próprio sistema de negociação ou comprar um de um desenvolvedor terceirizado.


BENEFÍCIOS DO EDIFÍCIO.


Os passos para construir um sistema comercial viável estão além do escopo deste artigo. No entanto, você não precisa entender as minúcias do desenvolvimento de sistemas para considerar os benefícios de desenvolver um.


A razão mais importante para construir seu próprio sistema de negociação é que você terá total conhecimento de quando, por que e como ele negocia, diz Thachuk.


"Além disso, desenvolvendo um sistema por conta própria, você tem controle total sobre os parâmetros do sistema, como os mercados negociados, o horizonte de tempo, o capital de risco exigido, a freqüência de negociação e o rebaixamento máximo para citar alguns", acrescentou. ele diz.


King aponta uma série de razões para construir seu próprio sistema de negociação:


&touro; Você pode testar historicamente o desempenho em diferentes condições de mercado.


&touro; Você sabe que não há imprecisão ou imprecisão em suas regras de negociação.


&touro; Com pleno conhecimento das regras do sistema e tendências de negociação, você terá a confiança para negociar através dos inevitáveis ​​períodos de perda.


De acordo com Gutmann, tendo construído seu próprio sistema de negociação, você também é mais capaz de modificá-lo quando as condições do mercado mudam.


& ldquo; Quando um comerciante constrói seu próprio sistema, ele sabe por que ele executa como faz e pode fazer ajustes & mdash; e ajustes são sempre necessários, & rdquo; Gutmann diz. & ldquo; Se um sistema for comprado, os ajustes só poderão estar disponíveis a um custo adicional. & rdquo;


Obviamente, construir um sistema de negociação também tem suas desvantagens. Primeiro, não é necessariamente fácil e pode ser mentalmente desgastante, muitas vezes com pouco ou nenhum retorno. Além disso, se você for construir seu próprio sistema de negociação, precisará de algum conhecimento de como os mercados funcionam e também leva tempo para aprender.


& ldquo; [Um sistema de negociação que você cria] será limitado ao seu próprio conhecimento de negociação, & rdquo; Thachuk diz. & ldquo; Para iniciantes, isso pode ser uma restrição significativa e vinculativa. Um sistema comercial bem-sucedido provavelmente terá uma vantagem sobre outros sistemas concorrentes. Se você não acredita que pode fornecer qualquer vantagem, talvez seja melhor considerar a compra de um sistema de negociação. & Rdquo;


Outros argumentos contra a construção do seu próprio sistema são o custo do software e dos dados de desenvolvimento, bem como o seu próprio tempo e energia pessoal. Mesmo sistemas simples podem parecer complexos para os não iniciados (ver "Sistemas internos", à direita).


& ldquo; O desenvolvimento de sistemas pode ser muito demorado & rdquo; Gutmann diz. & ldquo; A utilização dos softwares e sistemas mais recentes pode ter um nível de conhecimento técnico que o operador médio não possui. & rdquo;


PAGAMENTO POR DESEMPENHO.


Em geral, existem dois tipos de sistemas de negociação pré-embalados e comercialmente disponíveis: sistemas abertos e os chamados “black-box” (caixa-preta) “rdquo; sistemas de negociação.


Quando um comerciante compra um sistema de negociação aberto, eles podem ver a lógica por trás das ordens de entrada e saída. Ou seja, uma vez que você compra o sistema, você pode examinar por que ele negocia. Nos sistemas de caixa preta, a lógica é bloqueada. Estes sistemas & mdash; ou, mais precisamente, os desenvolvedores desses sistemas & mdash; Não revele sua lógica de entrada comercial ao comprador. Um sistema de caixa preta simplesmente lerá os dados atuais do mercado e informará as ordens de compra e venda à medida que elas aconteçam.


& ldquo; Eu nunca recomendaria que alguém comprasse um sistema black-box, & rdquo; diz Murray A. Ruggiero Jr., vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da TradersStudio e editor-colaborador da Futures. "Você quer que a lógica seja totalmente discutida, para que você possa aprender a entendê-la, até mesmo modificá-la e torná-la sua para que você possa se sentir bem em negociá-la."


Sistemas de Negociação: Construindo um Sistema.


Até agora, discutimos os componentes básicos dos sistemas de negociação, os critérios que eles devem cumprir e algumas das muitas decisões empíricas que um projetista de sistemas deve tomar. Nesta seção, examinaremos o processo de construção de um sistema de negociação, as considerações que precisam ser feitas e alguns pontos importantes a serem lembrados.


Dados - Como o projetista do sistema deve usar um extensivo backtesting, o histórico de preços no passado é essencial para a construção de um sistema de negociação. Esses dados podem ser integrados ao software de desenvolvimento de sistemas comerciais ou como um feed de dados separado. Os dados ao vivo são geralmente fornecidos por uma taxa mensal, enquanto os dados antigos podem ser obtidos gratuitamente.


Colocar negociações automaticamente - Isso geralmente requer permissão do final do corretor, porque uma conexão constante deve estar em vigor entre o seu software e a corretora. As negociações devem ser executadas imediatamente e a preços exatos para garantir a conformidade. Para que o seu lugar no software seja negociado por você, tudo o que você precisa fazer é inserir o número da conta e a senha, e tudo o mais é feito automaticamente. Por favor, note que o uso deste recurso é estritamente opcional.


Depois que o teste de retorno é executado, é gerado um relatório que descreve as especificidades dos resultados. Esse relatório geralmente inclui lucro, número de negociações com êxito / não, dias consecutivos inativos, número de negociações e muitas outras coisas que podem ser úteis ao tentar determinar como solucionar problemas ou melhorar o sistema. Finalmente, o software geralmente cria um gráfico mostrando o crescimento do investimento ao longo do período de tempo testado.


2. Design - O design é o conceito por trás do seu sistema, a maneira em que os parâmetros são usados ​​para gerar um lucro ou perda. Você implementa essas regras e parâmetros, programando-os. Às vezes, essa programação pode ser feita automaticamente por meio de uma interface gráfica do usuário. Isso permite que você crie regras sem aprender uma linguagem de programação. Aqui está um exemplo de um sistema cross-over de média móvel:


Se SMA (20) CrossUnder EMA (13), em seguida, sair;


O sistema é criado simplesmente digitando as regras na janela e salvando-as. Referências para as diferentes funções disponíveis (por exemplo, osciladores e outros) podem ser encontradas clicando no ícone do livro. A maioria dos softwares terá uma referência semelhante disponível no próprio programa ou no site. Depois de criar as regras desejadas e codificar o sistema, basta salvar o arquivo. Então você pode colocá-lo em uso selecionando-o na tela principal.


Com qual mercado eu quero negociar? Qual período de tempo devo usar? Qual a série de preços que devo usar? Qual subconjunto de ações devo usar para teste?


Tenha em mente que os sistemas de negociação devem consistentemente lucrar em muitos mercados. Ao personalizar muito o período de tempo e a série de preços, você pode manchar os resultados e produzir resultados incomuns.


Execute vários backtests em diferentes períodos de tempo e certifique-se de que os resultados sejam consistentes e satisfatórios.


5. Repetir - Repetição é necessária. Continue trabalhando no sistema até que você possa lucrar consistentemente na maioria dos mercados e condições. Há sempre eventos imprevistos que ocorrem assim que um sistema é ativado. Aqui estão alguns fatores que freqüentemente causam resultados distorcidos:


Custos de transação - Certifique-se de que você está usando a comissão real e alguns extras para contabilizar os preenchimentos imprecisos (diferença entre os preços de compra e venda). Em outras palavras, evite derrapagens! (Para revisar o que é isso e como ocorre, consulte a seção anterior deste tutorial.)


Estes seis passos dão uma visão geral de todo o processo de construção de um sistema de negociação. Na próxima seção, vamos nos basear nesse conhecimento e analisar mais profundamente a solução de problemas e a modificação.


Como fazer um robô comercial em nenhum momento.


Para fazer um robô de negociação, você precisa de um sistema de comércio.


Negociar nos mercados financeiros envolve muitos riscos, incluindo o mais crítico - o risco de tomar uma decisão comercial errada. O sonho de todo comerciante é encontrar um robô comercial, que está sempre em boa forma e não sujeito a fraquezas humanas - medo, ganância e impaciência.


Cada recém-chegado quer obter ou criar um sistema de negociação claro e rigoroso que possa ser apresentado sob a forma de algoritmos e se livrar completamente das operações de rotina. É possível?


Um sistema de negociação é uma condição necessária para entrar no mercado e esse sistema deve ser lucrativo, é claro. Quando os recém-chegados chegam ao mercado, geralmente ficam sobrecarregados pela grande massa de informações difíceis de entender. Livros e fóruns de comerciantes podem fornecer alguma ajuda nesse caso.


Infelizmente, nem todos os autores são comerciantes bem-sucedidos e nem todos os traders bem-sucedidos escrevem livros. Muitos recursos web especiais são criados apenas para ganhar lucro para seus proprietários, pois é muito mais difícil negociar seu próprio dinheiro do que emitir previsões e ensinar sistemas de negociação.


Cada comerciante deve passar de forma independente todos os estágios de uma criação do sistema comercial. Há um ditado popular que não importa qual sistema você usa para negociação, o principal é que você deve realmente negociar de acordo com esse sistema. Caso contrário, a negociação no mercado se transforma em uma aposta com um resultado previsível.


Trading Robots e Forex.


Acredita-se que o mercado Forex tenha uma grande liquidez. Além disso, permite negociar 24 horas por dia, ao contrário de muitos outros mercados. Portanto, muitos comerciantes tentam fazer robôs de negociação especialmente para o mercado Forex, uma vez que oferece um grande número de instrumentos de negociação.


No entanto, os céticos afirmam que todos os pares de moedas estão fortemente correlacionados entre si, proporcionando uma volatilidade muito baixa no mercado. Mas seus oponentes respondem que cada par de moedas tem suas próprias características e que a baixa volatilidade é compensada por uma grande alavancagem.


Em qualquer caso, os instrumentos de Forex são atraentes para a criação de robôs de negociação e a maioria dos defensores do comércio automatizado aprimora suas habilidades em pares de moedas.


Os terminais de negociação MetaTrader 4 e MetaTrader 5 são especialmente projetados para desenvolver facilmente sistemas de negociação automatizados, mas ao mesmo tempo sua interface também é conveniente para negociação manual.


Como começar a fazer um robô comercial?


Existem muitas abordagens para construir um sistema de negociação automatizado. Descreveremos apenas algumas das principais.


A primeira abordagem baseia-se em matemática. Um desenvolvedor tenta criar uma espécie de equação que considere muitos fatores. Esta abordagem baseia-se na firme convicção de que os movimentos de preços são gerenciados por um modelo que pode ser encontrado usando os dados históricos disponíveis.


Na maioria dos casos, os seguidores de tal abordagem sabem muito de matemática, mas não sabem nada sobre / não estão interessados ​​no mercado. O mercado é uma abstração pura, um tipo de jogo intelectual para eles. Essa abordagem geralmente leva a muitos anos de estudo e desenvolvimento, enquanto um resultado definido na forma de um sistema de negociação automatizado em funcionamento não é tão importante.


A segunda abordagem é baseada no estudo das leis de mercado. Nenhuma tentativa é feita para entender por que o preço sobe ou desce quando vários números de análise técnica aparecem em um gráfico. A vantagem dessa abordagem é que ela não requer nenhum conhecimento especial de matemática e não faz suposições sobre a força motriz do mercado.


É mais claro e conveniente quando se estuda negociação. É mais popular entre os comerciantes que receberam reconhecimento universal. A desvantagem da abordagem é a necessidade de rastrear constantemente todos os símbolos necessários.


Mais cedo ou mais tarde, um trader começa a considerar a automação de processos de negociação e a questão mais considerável aparece nesse estágio - a complexidade de formalizar regras de negociação ao tentar expressá-las na forma de algoritmos. Em alguns casos, os operadores que tentam encomendar um robô comercial não podem descrever as regras de negociação e encontrar pontos em comum com os programadores.


A terceira abordagem baseia-se na tentativa de criar uma "caixa preta" baseada em redes neurais com o uso das ferramentas pré-fabricadas amplamente disponíveis em pacotes especiais de software e matemática. A criação de um sistema de negociação automatizado com os elementos da inteligência artificial é uma tarefa empolgante e desafiadora, mesmo para os recém-chegados, já que não requer conhecimento profundo em matemática nem experiência em programação - tudo é feito usando recursos visuais.


Um comerciante deve conhecer os conceitos básicos de indicadores técnicos, possuir uma capacidade para preparar dados de preços necessários e experiência em algum pacote definido para trabalhar com redes neurais. A principal desvantagem dessa abordagem é que um robô de negociação obtido usando essas ferramentas especializadas para trabalhar com redes neurais é, na verdade, uma "caixa preta". Os comerciantes não conhecem seus princípios de funcionamento e, geralmente, é impossível prever qual fase do mercado será a mais problemática para o robô.


Os programadores geralmente escolhem a quarta abordagem - eles começam a fazer um robô de negociação desde o começo sem gastar tempo para negociação manual. Por que negociar manualmente? Você pode fazer um robô passar alguns meses e colher os benefícios dos seus esforços, então.


Mas «sem dores, sem ganhos». Na maioria dos casos, os programadores começam a criar toda a infra-estrutura necessária usando uma linguagem de programação familiar em vez de apenas fazer um robô comercial - obter e processar dados de preços, representação visual de gráficos e indicadores, meios personalizados de testar estratégias em dados históricos e assim por diante.


Eles ganham muita experiência no processo. Mas na maioria dos casos, essa experiência não os aproxima do objetivo final - a criação de um sistema de negociação automatizado. E mesmo que um robô comercial seja criado, não há garantias de que ele será lucrativo. E se um programador quiser escrever outro sistema de negociação? Reestruturação profunda e novos erros de programação são inevitáveis.


Há também a quinta abordagem - comprar um sistema de negociação pronto na forma de um robô comercial. Neste caso, um comerciante atua como um operador ou um sintonizador. Essa abordagem economiza muito tempo (não é necessário aprender muitas coisas novas) e permite que os operadores entrem rapidamente no mundo da negociação automatizada.


A principal desvantagem desta abordagem decorre de suas vantagens: você não conhece os princípios de operação do seu robô comercial e sua estrutura. E mesmo que um vendedor forneça uma descrição detalhada do sistema de negociação implementado, você nunca terá certeza disso.


No entanto, nenhuma das abordagens mencionadas pode lhe dar garantia absoluta, exceto um depósito bancário. Mas essa não é uma solução muito adequada para pessoas interessadas em negociação no mercado e maneiras de aumentar seus ativos privados.


Qual é a melhor abordagem para o comércio automatizado para um comerciante?


Cada uma das cinco abordagens descritas tem suas vantagens e corresponde a algum tipo definido de comerciante. É improvável que você escolha a primeira abordagem (descrição analítica do mercado) sem um bom histórico matemático. É igualmente improvável que você comece a fazer robôs comerciais baseados em redes neurais. No entanto, essas duas abordagens são muito estimulantes e proporcionam um bom exercício intelectual.


Abaixo, discutiremos apenas a segunda abordagem, que já é considerada a clássica. Essa é a abordagem geralmente escolhida pelos novos seguidores da negociação automatizada, já que a análise técnica continua sendo a principal área de conhecimento ao aprender noções básicas de negociação.


Outra vantagem da segunda abordagem é que depois de gastar algum tempo para negociação manual e obter o senso de mercado, você já terá uma boa compreensão das ferramentas de análise técnica. Além disso, você poderá programar estratégias de negociação ou criar redes neurais em um nível superior.


Os primeiros passos para fazer um robô comercial.


Para criar um sistema de negociação automatizado, você precisa de habilidades de programação e conhecimento de todos os meandros do processamento de solicitações comerciais. Mas, em primeiro lugar, você pode começar com os Expert Advisors, fabricados em linha, negociando robôs da biblioteca gratuita do Code Base.


Faça o download de qualquer Expert Advisor (robô de negociação) e lance-o nos terminais de cliente do Strategy Tester do MetaTrader 4 ou MetaTrader 5. Selecione um intervalo de histórico mostrando uma tendência forte e um intervalo com um plano. Execute a otimização de um parâmetro de entrada do Expert Advisor e examine suas diferenças nesses dois intervalos.


Inicie um Expert Advisor com os parâmetros ideais para um plano em um intervalo de tendência e com os parâmetros ideais para uma tendência em um intervalo simples. Examine as diferenças nos resultados de negociação, distribuições de ofertas e outros parâmetros estatísticos. Como resultado, você saberá quanto o comportamento do seu sistema de negociação pode variar quando a situação do mercado mudar.


Seria melhor tentar várias estratégias de negociação padrão usando este método em diferentes partes da história e vários símbolos. Tal teste impede a instalação de um sistema de negociação para algum intervalo histórico definido e fornece uma melhor compreensão dos sistemas de tendência e de tendência contrária.


O próximo passo seria criar sistemas de negociação mais complexos com base na combinação de sinais simples já existentes do MQL5 Wizard set. Você pode testar e desenvolver sua intuição comercial, classificando sinais ruins de um sistema usando um filtro baseado em outro sistema sem meios de programação.


O principal aqui é não superar demais. Quanto mais os parâmetros de entrada que um sistema de negociação tem, mais fácil será montar. Houve muitas discussões sobre as diferenças entre otimização e adaptação. Não há soluções amplamente aceitas aqui. Mas a visualização dos resultados de teste / otimização e seu próprio bom senso podem ajudá-lo.


Aprenda a identificar os parâmetros de entrada mais críticos que afetam seu sistema de negociação de todo o conjunto de dados de entrada. Não preste muita atenção aos parâmetros secundários que levam tempo durante a otimização, mas não afetam a própria lógica do sistema. Lembre-se de que um bom sistema de negociação sempre demonstra um pequeno movimento livre de parâmetros secundários, mas não apresenta volatilidade dramática no caso de mudanças no mercado insignificantes.


Você pode gastar tanto tempo nesta fase, como desejar, até ter certeza de que pode entender qualquer estratégia de negociação examinando resultados de teste e otimização. O conhecimento dos pontos fortes e fracos dos sistemas padrão permitirá que você esteja mais bem preparado ao criar seu próprio robô comercial.


Programando um robô de negociação.


Suponha que você tenha aprendido / esteja aprendendo a linguagem de programação MQL4 ou MQL5 e agora você está pronto para escrever seu primeiro Expert Advisor para o terminal do cliente MetaTrader. Vários casos são possíveis aqui.


Primeiro, você pode examinar vários robôs comerciais prontos descritos nos artigos para entender melhor as complexidades de programação.


Segundo, você pode fazer perguntas sobre MQL4munity ou MQL5munity, se tiver algum problema não resolvido. Participantes experientes da comunidade geralmente ajudam os recém-chegados a mostrar sincero interesse pelo assunto.


Terceiro, você pode solicitar a melhoria ou o desenvolvimento de um Expert Advisor ou um indicador no serviço Jobs, caso não seja capaz de criar um programa necessário por conta própria. Mas mesmo que você faça um pedido por meio do serviço freelancer, você deve ter alguma idéia sobre o teste de estratégia para encontrar um idioma comum com um desenvolvedor.


Além disso, o conhecimento básico de uma linguagem de programação permite implementar pequenas correções e alterações no código depois que o trabalho já foi concluído. Afinal, não seria muito conveniente chamar um programador para corrigir todos os pequenos problemas que você encontrar. Seria muito mais fácil e rápido corrigi-lo sozinho.


Não há necessidade de reinventar a roda.


Como encontrar sua própria estratégia de negociação, ou pelo menos em que direção você deve focar sua busca? Todos os comerciantes protegem seus próprios sistemas de negociação, se tiverem um. Todos os recém-chegados querem criar um sistema lucrativo ou obter um sistema pronto. Ao mesmo tempo, qualquer solução obtida parece ser muito simples em comparação com as idéias dos recém-chegados sobre um sistema de comércio genuíno.


Os homens do exército em todo o mundo são propensos a níveis excessivos de sigilo. Há muitas piadas sobre isso, incluindo a seguinte: "O segredo militar não está no que você está estudando, - um oficial diz aos estudantes das escolas militares, - mas no fato de que exatamente você está estudando isso". A situação dos sistemas de negociação é semelhante: a maioria dos traders usa idéias de negociação simples e conhecidas com pequenas modificações, por exemplo, adicionando o Trailing Stop ou confirmações de indicadores de tendência.


Existem muitos fóruns de traders com acesso limitado, onde os participantes unem seus esforços para desenvolver ou melhorar alguns sistemas de negociação secretos. O mais interessante é que esses sistemas não contêm nada de especial. Geralmente, uma idéia bem conhecida (como "comércio com a tendência") é usada como base. Em seguida, ele é aperfeiçoado com alguns novos indicadores desconhecidos do público em geral.


Portanto, você pode facilmente obter códigos de código de robô comercial disponíveis e tentar usá-los corretamente com vários símbolos e prazos. Outro exemplo popular pode ser mencionado aqui: "Você não gosta de gatos? Você simplesmente não sabe como cozinhar!" É difícil acreditar, mas a probabilidade de você desenvolver algo realmente novo é muito pequena. O principal aqui é criar um sistema usando os ingredientes disponíveis. Não pense que alguns gênios tenham acesso a alguns sistemas secretos dos laboratórios da NASA. Esse é o segredo do Graal.


Apenas alguns poucos conseguirão passar.


Então, por que ninguém usa idéias de negociação, se elas estão literalmente ao alcance da mão? A resposta provavelmente está na psicologia humana. O pessoal de muitos bancos e grandes fundos de investimento inclui comerciantes realizando acordos de acordo com regras estritas e dentro de volumes limitados. Mas, por alguns motivos, apenas alguns traders institucionais deixam suas empresas e começam a negociar usando seu próprio dinheiro.


Acontece que você precisa não apenas de uma estratégia de negociação, mas também da disciplina de ferro para segui-la. Muitos comerciantes descobriram com pesar que eles também têm os mesmos problemas psicológicos descritos nos livros. Depois de perceber que o pior inimigo dos comerciantes são eles mesmos, um recém-chegado começa a pensar em fazer um robô comercial para eliminar um fardo psicológico.


Embora eu me desvie um pouco do assunto, devo mencionar os lendários comerciantes de tartarugas que negociaram com êxito em múltiplos mercados no final do século XX. Leia "Way of the Turtle" e você verá que a coisa mais importante para um trader é uma autodisciplina e não um sistema secreto. Infelizmente, a maioria dos recém-chegados não será capaz de seguir uma estratégia lucrativa, mesmo que seja gratuita.


O problema é que a maioria das estratégias de negociação perfeitamente ajustadas para o comércio manual dificilmente podem ser formalizadas e transcritas para uma linguagem de programação. As estratégias que podem ser facilmente formalizadas (por exemplo, aquelas que envolvem a intersecção de duas médias móveis) são muito simples e exigem muitos refinamentos e melhorias, para que possam ser usadas na prática. Assim, uma ideia simples é gradualmente complicada por uma abundância de parâmetros externos que impedem um robô de negociação de entradas falsas e erros claramente visíveis para um desenvolvedor. Um problema de otimização de robôs de negociação surge. Esse processo não deve se transformar em uma otimização excessiva e em um intervalo de histórico específico.


Para resolver este problema, o teste direto usando os parâmetros do sistema obtidos foi implementado no terminal MetaTrader 5. Se os resultados dos testes forward não diferirem significativamente daqueles obtidos na seção de otimização, há uma probabilidade de que um robô comercial fique estável o suficiente por algum tempo após seu lançamento em uma conta de negociação. Um intervalo de tempo para a otimização de parâmetros e um valor real de "algum tempo" dependem de um determinado sistema de negociação.


Assim, a otimização de um robô de negociação antes de lançá-lo em uma conta de negociação lembra o desenrolar de um sling - quanto mais cuidadosamente desenrolamos um projétil do sling, mais ele voará e mais precisa será sua trajetória. Um robô de negociação completamente desenvolvido manterá um resultado positivo em uma conta de negociação por mais tempo do que um robô de negociação obtido como resultado de um ajuste. Podemos dizer que o Grail é uma idéia de trabalho e ajuste correto dos parâmetros realizados de tempos em tempos nos momentos de mudanças nas condições do mercado.


Isto pode ser ilustrado pelos resultados do Campeonato de Negociação Automatizada, que já existe há muitos anos. Os Expert Advisors enviados por todos os participantes passam por testes automáticos no intervalo de tempo de janeiro até o final de julho. O principal requisito para passar o teste automático é um lucro obtido por oito meses de teste. Mas menos de metade dos robôs de negociação admitidos para o Campeonato continuam lucrativos depois de meses de trabalho autônomo.


Você também pode testar suas habilidades para fazer e ajustar seu robô de negociação para participar do Campeonato e obter os resultados dos testes avançados do seu Expert Advisor. Além disso, a participação é gratuita e os prêmios são impressionantes. Esperamos ver você lá!


Conclusão.


Comerciantes profissionais intraday passam muitas horas sentados em seus computadores e esperando o momento certo para fazer um acordo. Claro, eles não podem estar em boa forma o tempo todo.


A maioria dos comerciantes chega à conclusão de que suas ações violam suas próprias regras de negociação. Nem todos os sistemas de negociação podem ser completamente formalizados, mas mesmo esses sistemas podem, na maioria dos casos, adotar ferramentas adicionais, como indicadores, sistemas analíticos e filtros de sinais falsos.


Nós não fazemos nenhuma recomendação especial aqui sobre o aprendizado de linguagens MQL4 ou MQL5, pois há muitos outros artigos úteis sobre esse assunto. O objetivo deste artigo foi fornecer uma idéia inicial sobre como começar a fazer seu robô comercial para os terminais MetaTrader 4 e MetaTrader 5.


Esperamos que este artigo economize tempo para os recém-chegados e mostre a direção certa na difícil tarefa de desenvolver um sistema de negociação automatizado.


Traduzido do russo por MetaQuotes Software Corp.


Construa seu sistema de negociação em 3 etapas.


Agora que você aprendeu os fundamentos da análise técnica. Vamos agora combinar todas essas informações e criar um sistema de negociação simples.


Isso deve lhe dar uma idéia do que você deve procurar quando você desenvolve seu próprio sistema de negociação forex.


Indicadores técnicos adicionais também são usados ​​para confirmação antes de entrar em uma negociação.


Você aprenderá a usar esses vários indicadores técnicos para estabelecer níveis de entrada e saída "cristalinos" específicos.


Defina o seu período de tempo Determine o (s) acionador (es) de entrada Determine o (s) acionador (es) de saída


Configuração de Negociação.


Negociação no gráfico diário (swing trading) 5 SMA aplicado ao fechamento 10 SMA aplicado ao fechamento Stochasti c (14,3,3) RSI (9)


Regras de Negociação.


Regras de Entrada.


Os 5 SMA cruzam acima do 10 SMA e ambas as linhas estocásticas estão subindo (não entre se as linhas estocásticas já estiverem no território de sobre-compra) o RSI é maior que 50.


Os 5 SMA cruzam abaixo do 10 SMA e ambas as linhas estocásticas estão descendo E (não entrem se as linhas estocásticas já estiverem em território de sobrevenda) O RSI é menor que 50.


Saia das Regras.


Saia quando o 5 SMA cruzar o 10 SMA na direção oposta ao seu trade OU se o RSI cruzar de volta para 50 Sair quando o trade hits parar a perda de 100 pips.


Se o gráfico diário for muito lento para você, experimente diferentes períodos de tempo.


Lembre-se: Um sistema de negociação só é eficaz se for seguido!


Você precisa ter a disciplina para cumprir as regras!


Ok, vamos dar uma olhada em alguns gráficos e ver esse bebê em ação ...


Seu progresso.


O dinheiro não pode te comprar felicidade, mas traz-lhe uma forma mais agradável de miséria. Spike Milligan.


BabyPips ajuda os comerciantes individuais a aprender como negociar o mercado cambial.


Apresentamos as pessoas ao mundo do comércio de moeda e fornecemos conteúdos educacionais para ajudá-los a aprender a se tornarem comerciantes rentáveis. Também somos uma comunidade de traders que apoiam uns aos outros em nossa jornada diária de negociação.


Sistemas de Negociação: Projetando Seu Sistema - Parte 1.


A seção anterior deste tutorial analisou os elementos que compõem um sistema de negociação e discutiu as vantagens e desvantagens de usar um sistema desse tipo em um ambiente de negociação ao vivo. Nesta seção, construímos esse conhecimento examinando quais mercados são especialmente adequados para o sistema de negociação. Vamos, então, dar uma olhada mais profunda nos diferentes gêneros de sistemas de negociação.


O mercado acionário é provavelmente o mercado mais comum para o comércio, especialmente entre os novatos. Nessa arena, grandes jogadores como Warren Buffett e Merrill Lynch dominam, e as estratégias tradicionais de investimento em valor e crescimento são, de longe, as mais comuns. No entanto, muitas instituições investiram significativamente na concepção, desenvolvimento e implementação de sistemas de negociação. Investidores individuais estão aderindo a essa tendência, embora lentamente.


A grande quantidade de ações disponíveis permite que os investidores testem sistemas em muitos tipos diferentes de ações - tudo, desde ações de balcão extremamente voláteis (OTC) a blue chips não voláteis.


A eficácia dos sistemas de negociação pode ser limitada pela baixa liquidez de algumas ações, especialmente as questões de balcão e folha-de-rosa.


As comissões podem consumir lucros gerados por negócios bem-sucedidos e podem aumentar as perdas. OTC e ações de folha-de-rosa freqüentemente incorrem em comissões adicionais.


Os principais sistemas de negociação utilizados são aqueles que buscam valor - ou seja, sistemas que usam parâmetros diferentes para determinar se um título está subvalorizado em comparação com seu desempenho passado, seus pares ou o mercado em geral.


O mercado de câmbio, ou forex, é o maior e mais líquido mercado do mundo. Os governos, bancos e outras grandes instituições do mundo negociam trilhões de dólares no mercado forex todos os dias. A maioria dos traders institucionais no forex depende de sistemas de negociação. O mesmo vale para os indivíduos no forex, mas alguns negócios são baseados em relatórios econômicos ou pagamentos de juros.


A liquidez neste mercado - devido ao enorme volume - torna os sistemas de negociação mais precisos e eficazes.


Não há comissões neste mercado, apenas se espalha. Portanto, é muito mais fácil fazer muitas transações sem aumentar os custos.


Em comparação com a quantidade de ações ou mercadorias disponíveis, o número de moedas a negociar é limitado. Mas por causa da disponibilidade de "pares de moedas exóticas" - isto é, moedas de países menores - o intervalo em termos de volatilidade não é necessariamente limitado.


Os principais sistemas de negociação utilizados no forex são aqueles que seguem as tendências (um ditado popular no mercado é "a tendência é seu amigo"), ou sistemas que compram ou vendem em breakouts. Isso ocorre porque os indicadores econômicos geralmente causam grandes movimentos de preços de uma só vez.


Os mercados de ações, forex e commodities oferecem negociação de futuros. Este é um veículo popular para o sistema de negociação por causa da maior quantidade de alavancagem disponível e da maior liquidez e volatilidade. No entanto, esses fatores podem cortar os dois lados: eles podem amplificar seus ganhos ou amplificar suas perdas. Por esta razão, o uso de futuros é geralmente reservado para os operadores avançados de sistemas individuais e institucionais. Isso ocorre porque os sistemas de negociação capazes de capitalizar no mercado futuro exigem uma customização muito maior, usam indicadores mais avançados e demoram muito mais para serem desenvolvidos.


Cabe ao investidor individual decidir qual mercado é mais adequado ao sistema de negociação - cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. A maioria das pessoas está mais familiarizada com os mercados de ações e essa familiaridade facilita o desenvolvimento de um sistema de negociação. No entanto, o forex é comumente pensado para ser a plataforma superior para executar sistemas de negociação - especialmente entre os comerciantes mais experientes. Além disso, se um comerciante decidir capitalizar o aumento da alavancagem e volatilidade, a alternativa de futuros estará sempre aberta. Em última análise, a escolha está nas mãos do desenvolvedor do sistema.


O método mais comum de negociação do sistema é o sistema de acompanhamento de tendências. Em sua forma mais fundamental, esse sistema simplesmente espera por um movimento significativo de preços, depois compra ou vende nessa direção. Este tipo de sistema espera que esses movimentos de preços mantenham a tendência.


Média móvel de sistemas.


Frequentemente usado em análise técnica, uma média móvel é um indicador que simplesmente mostra o preço médio de um estoque durante um período de tempo. A essência das tendências é derivada dessa medida. A maneira mais comum de determinar a entrada e a saída é um cruzamento. A lógica por trás disso é simples: uma nova tendência é estabelecida quando o preço cai acima ou abaixo de sua média histórica de preço (tendência). Aqui está um gráfico que representa tanto o preço (linha azul) quanto o MA de 20 dias (linha vermelha) da IBM:


O conceito fundamental por trás desse tipo de sistema é semelhante ao de um sistema de média móvel. A ideia é que, quando uma nova alta ou baixa é estabelecida, é mais provável que o movimento do preço continue na direção da fuga. Um indicador que pode ser usado na determinação de fugas é um simples Bollinger Band & reg; sobreposição. Bollinger Bands & reg; mostra médias de preços altos e baixos, e breakouts ocorrem quando o preço atinge as margens das bandas. Aqui está um gráfico que traça o preço (linha azul) e Bollinger Bands & reg; (linhas cinza) da Microsoft:


Desvantagens dos sistemas de acompanhamento de tendências:


Tomada de Decisão Empírica - Ao determinar as tendências, há sempre um elemento empírico a considerar: a duração da tendência histórica. Por exemplo, a média móvel poderia ser nos últimos 20 dias ou nos últimos cinco anos, portanto, o desenvolvedor deve determinar qual é a melhor para o sistema. Outros fatores a serem determinados são os altos e baixos médios em sistemas de fuga.


Natureza atrasada - As médias móveis e os sistemas de fuga estarão sempre atrasados. Em outras palavras, eles nunca podem atingir a parte superior ou inferior de uma tendência. Isso inevitavelmente resulta em uma perda de lucros potenciais, que às vezes podem ser significativos.


Wipsaw Effect - Entre as forças do mercado que são prejudiciais ao sucesso dos sistemas de acompanhamento de tendências, este é um dos mais comuns. O efeito whipsaw ocorre quando a média móvel gera um sinal falso - ou seja, quando a média cai apenas no intervalo, então, de repente, inverte a direção. Isso pode levar a perdas massivas, a menos que técnicas eficazes de interrupção de perdas e gerenciamento de risco sejam empregadas.


Mercados Sideways - Sistemas de acompanhamento de tendências são, por natureza, capazes de ganhar dinheiro apenas em mercados que realmente fazem tendência. No entanto, os mercados também se movem para os lados, permanecendo dentro de um determinado intervalo por um longo período de tempo.


Pode ocorrer extrema volatilidade - Ocasionalmente, os sistemas de acompanhamento de tendências podem experimentar extrema volatilidade, mas o profissional deve manter seu sistema. A incapacidade de fazer isso resultará em falha garantida.


Basicamente, o objetivo do sistema de tendência de contração é comprar na baixa mais baixa e vender na máxima alta. A principal diferença entre este e o sistema de acompanhamento de tendência é que o sistema de tendência contrária não é autocorretivo. Em outras palavras, não há tempo definido para sair de posições, e isso resulta em um potencial de queda ilimitado.


Tipos de sistemas de tendência contrária.


Muitos tipos diferentes de sistemas são considerados sistemas de contra-tendência. A ideia aqui é comprar quando o momentum em uma direção começa a desaparecer. Isso é mais frequentemente calculado usando osciladores. Por exemplo, um sinal pode ser gerado quando os stochastics ou outros indicadores de força relativa caem abaixo de certos pontos. Existem outros tipos de sistemas de negociação de tendência de contração, mas todos eles compartilham o mesmo objetivo fundamental - comprar baixo e vender alto.


Tomada de Decisão Ética - Por exemplo, um dos fatores que o desenvolvedor do sistema deve decidir são os pontos nos quais os indicadores de força relativa desaparecem.


Volatilidade Extrema Pode Ocorrer - Esses sistemas também podem experimentar alguma volatilidade extrema, e a incapacidade de manter o sistema apesar dessa volatilidade resultará em falha garantida.


Downside Ilimitado - Como mencionado anteriormente, existe um potencial de downside ilimitado porque o sistema não é autocorretor (não há tempo definido para sair de posições).


Os principais mercados para os quais os sistemas de negociação são adequados são os mercados de ações, forex e futuros. Cada um desses mercados tem suas vantagens e desvantagens. Os dois principais gêneros de sistemas de negociação são os sistemas de acompanhamento de tendência e de contra-tendência. Apesar de suas diferenças, os dois tipos de sistemas, em seus estágios de desenvolvimento, exigem uma tomada de decisão empírica por parte do desenvolvedor. Além disso, esses sistemas estão sujeitos a extrema volatilidade e isso pode exigir alguma resistência - é essencial que o operador do sistema mantenha seu sistema durante esses períodos. Na próxima parte, daremos uma olhada mais de perto em como projetar um sistema de negociação e discutir alguns dos softwares que os operadores de sistema usam para facilitar suas vidas.


Construa seu sistema de negociação em seis etapas.


No Capítulo 2 você aprendeu todos os elementos importantes da análise técnica. Neste capítulo, você aprenderá a combinar todas essas informações em um sistema de negociação.


Nosso sistema segue a tendência, o que significa que você deve sempre negociar na direção da tendência. Você aprenderá a usar vários indicadores técnicos para identificar tendências e encontrar os níveis corretos de entrada e saída.


O sistema descrito aqui é construído em 6 etapas:


Etapa 1: defina seu período de tempo.


Etapa 2: Identifique a posição do mercado.


Etapa 3: Encontre os níveis de suporte e resistência.


Etapa 4: encontre seus níveis de entrada.


Etapa 5: encontre seus níveis de saída.


Etapa 6: use várias análises de período de tempo.


À medida que você se torna mais experiente, talvez queira desenvolver seu próprio sistema que se ajustaria ao seu conhecimento, personalidade e tolerância ao risco. É vital para você, como trader, ter um sistema de negociação, pois isso limitará os erros de negociação e minimizará suas perdas. Isso impedirá que você tome decisões irracionais no momento do momento. Em vez disso, permitirá que você negocie com menos emoção e estresse.


Um sistema de negociação só é eficaz se for seguido. Você tem que cumpri-lo e, para fazer isso, você precisa de disciplina de ferro. Parece simples, mas a maioria dos traders ainda não consegue. Você deve escrever suas regras de sistema de negociação e segui-las sempre.


Lembre-se sempre de testar seu sistema. A maneira mais fácil de fazer isso é através da plataforma MT4. Volte no tempo e mova o gráfico para frente para ver como seu sistema se comportaria. Grave seu desempenho e, se estiver satisfeito com os resultados, comece a negociar em uma conta de demonstração. Se depois de um tempo você ainda estiver obtendo bons resultados, poderá negociar seu sistema em uma conta real. Neste ponto, você deve ter confiança em seu sistema e se sentir confortável em fazer negócios sem hesitação.


Aprenda Forex.


Análise Técnica Mestre.


Construa um sistema de negociação vencedor.


Comércio com excelência.


Analise fundamental.


Principais fundamentos da moeda.


Contas de Negociação.


Instrumentos de Negociação.


Condições de Negociação.


Plataformas MT4.


Plataformas MT5.


Patrão orgulhoso de.


Usain Bolt.


8 x campeão olímpico e 11 x campeão mundial.


Legal: este site é operado pela XM Global com endereço cadastrado no. 5 Cork Street, Belize City, Belize, C. A.


XM é um nome comercial da Trading Point Holdings Ltd, que é proprietária da Trading Point of Financial Instruments UK Ltd (XM UK), da Trading Point of Financial Instruments Pty Ltd (XM Austrália), da XM Global Limited (XM Global) e do Trading Point of Financial Instruments Ltd (XM Chipre).


XM UK é autorizado e regulamentado pela Autoridade de Conduta Financeira (número de referência: 705428), a XM Australia é licenciada pela Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (número de referência: 443670), a XM Global é regulada pelo IFSC (60/354 / TS / 17) e a XM Cyprus é regulada pela Comissão de Câmbio e Câmbio de Chipre (número de referência: 120/10).


XM Global (CY) Limited, com escritórios em 36, Makariou & Agias Elenis, Edifício "Galaxias", 5º andar, Escritório 502, 1061, Nicósia, Chipre.


Aviso de Risco: negociação Forex e CFD envolve risco significativo para seu capital investido. Leia e assegure-se de compreender plenamente a Divulgação de Riscos.


Regiões Restritas: A XM Global Limited não presta serviços a cidadãos de certas regiões, como Estados Unidos da América, Canadá e Israel.


Aviso de risco: seu capital está em risco. Os produtos com alavancagem podem não ser adequados para todos. Por favor, considere nossa Divulgação de Risco.

Комментарии

Популярные сообщения из этого блога

Alu dibond oder forex platte